BLOG

A arte de viver bem

In Uncategorized by admin / October 24, 2012 / 0 Comments

Muitas vezes estamos apenas SOBREVIVENDO, ou seja, acordamos, vamos trabalhar, comemos, dormimos, assistimos TV e nada nos chama atenção, nada nos emociona ou toca, a vida está no piloto autômatico e todos os dias parecem exatamente iguais.

Em algumas ocasiões VIVEMOS, muitas vezes quando algum acontecimento faz muito sentido e é muito esperado como a vitória do time do coração na final de um campeonato, o dia da formatura, do casamento, o dia da compra da tv de plasma de xxxxx polegadas, o fechamento de um business muito bom, o nascimento de um filho ou mesmo a perda de um ente querido ou um acidente de avião onde muitas pessoas simplesmente morrem sem dar um Adeus às suas familias; Essas situações provocam emoção que é de alegria, tristeza, felicidade, angústia, conquista, etc.,  mas observo cada vez mais o quão raro é viver bem.

E o que seria VIVER BEM? Qual é a definição da boa vida e o que devemos fazer para alcançar isso? Claro que a boa vida é relativa, dependerá muito da visão interna de cada um. Para alguns ter o carro do ano traz uma satisfação imensa, mas para quem tem bronquite asmática ficar um dia sem usar uma bombinha de oxigênio e sentir a respiração fluindo livremente pelas narinas, mesmo que seja por pouco tempo é uma satisfação sem tamanho. A vida nos apresenta “coisas mágicas” todos os dias, basta sabermos olhar e saber apreciar esses momentos. Duas pessoas podem estar no mesmo diariamente no mesmo horário, ouvindo a mesma conversa do pessoal da frente, enquanto uma delas pode prestar atenção e ter um “click”, uma idéia, uma vontade despertada e aproveitar essa idéia, refletir sobre isso e aplicar na vida,  a outra pode simplesmente se desligar, como sempre faz, e se perder em pensamentos negativos de como a vida é chata e como  a rotina é sem graça.

Acredito que a arte de viver bem consiste em estar atento, de observar a vida com os olhos internos da sabedoria, valorizar as percepções e os sentimentos por mais discretos que eles sejam, não esperar ficar rico, entrar na faculdade, comprar um carro ou emagrecer mais 5 kg para ser feliz. A arte de viver bem é fazer dos limões uma limonada, ser positivo ( mas não iludido), rir mais de si mesmo, ser “easy going”, maleável e adaptável ao que a vida nos apresenta, ter fé, ter relacionamentos que valem a pena, amigos divertidos e verdadeiros, um bicho de estimação e principalmente saber perdoar os outros e a si mesmo e dar valor a vida, a cada respiração.

 

Renata Hecht

Massalas

In Uncategorized by admin / October 24, 2012 / 0 Comments

Um dos segredos mais incriveis do Ayurveda é o uso das massalas no preparo dos alimentos. Massala é a mistura de especiarias (temperos) específica para os doshas. Os beneficios são a melhoria da digestão, a eliminação de gases intestinais e o bom funcionamento do organismo.

Se for fazer a refeição fora de casa, leve na bolsa um potinho com a sua massala. Esse cuidado fará com que seu organismo fique equilibrado, mantendo sua saúde em dia. A falte desse cuidado poderá causar doenças no futuro.

 

RECEITAS

MASSALA PARA VATA – Aquecedora, carminativa, levemente picante e calmante

1 colher sopa.Gengibre em pó

1 c.s Cominho em grãos

1 ½ c. s Noz moscada em pó

½ c.s Cravo-da-india

1 c.s Erva-doce

½ c. s Assafétida

Preparo: Misture todas as especiarias em um recipiente. Aqueça  o  guee (manteiga clarificada) ou óleo de gergelim numa panela e refogue tudo por 5 minutos, mexendo na panela. Se usar grãos ao invés de pós, misture os grãos antes e depois misture todas.

 

MASSALA PARA PITTA – refrescante, depurativa e levemente adocicada

2 c.s.Coentro em pó ou grãos

1 c.s Cominho em pó ou grãos

1 ½ c.s. Cúrcuma

1 ½ c.s.Noz moscada

1 c. s.Alecrim

½ c.s.Cardamomo em pó ou grãos

Preparo: Misture todas as especiarias em um recipiente. Aqueça  o  guee (manteiga clarificada) ou azeite de oliva numa panela e refogue tudo por 5 minutos, mexendo na panela. Se usar grãos ao invés de pós, misture os grãos antes e depois misture todas.

Refogar com guee ou azeite de oliva

 

MASSALA PARA KAPHA – quente, picante e anti-inflamatória

2 c.s.Gengibre em pó

1 c.s.Canela em pó

1 c.s.Páprica em pó

½ c.s.Pimenta do reino em pó

1 c.s.Mostarda em pó ou grãos

½ c.s Pimenta caiena

Preparo: Misture todas as especiarias em um recipiente. Aqueça  o  guee (manteiga clarificada) ou óleo de girassol numa panela e refogue tudo por 5 minutos, mexendo na panela. Se usar grãos ao invés de pós, misture os grãos antes e depois misture todas.

É o que tem pra hoje!

In Uncategorized by admin / October 24, 2012 / 0 Comments

Uma das expressões que surgiram recentemente e que eu gosto muito é “É o que tem pra hoje!”. Me passa um mixto de conformismo e aceitação de uma maneira leve. Sinto que de alguma forma aquela cobrança comigo mesma, com os outros e com a vida se dissolve, e a aceitação do presente, da realidade nua e crua, do HOJE invade minha mente e resolvo tocar a vida assim mesmo, aceitando-a como ela é.

Se gostaria de passar férias no Caribe, mas o dim dim dá no máximo para ir até o Guarujá – é o que têm pra hoje – ok, quem sabe no próximo ano?

Se a programação é sair do trabalho na hora normal e fazer um programa gostoso a noite e não dá, o chefe exige mais trabalho – paciência, é o que tem pra hoje, e ainda bem que tem trabalho!

Se o programa é levar os filhos pra brincar no parquinho e chove – mudança de planos – é o que tem pra hoje, vamos ligar o video game ou contar histórias.

Acredito que essa expressão tão falada afasta a frustração, ativa a mente para desenvolver jogo de cintura e levar a vida de uma maneira mais realista e fácil, mas nunca desistindo dos planos futuros, dos sonhos  e do foco no presente refletindo na realização deste futuro.

 

Renata Hecht

Novos Produtos

In Uncategorized by admin / September 26, 2012 / 0 Comments